terça-feira, 8 de março de 2011

Nepenthes alata

Nepenthes alata é um espécie de planta carnívora, dentre todas as Nepenthes, a alata é a mais comum (porém não reconhecida), quando pequenas, elas podem ser plantadas num vaso pequeno até produzir o primeiro bulbo superios, depois é recomendado que ela seja plantada num vaso maior e mais fundo, e quando ela ficar bem maior, enorme e não ser podada, mude para outro vaso um pouco maior, e é recomendado que a mudança de vaso seja na primavera,
Luz: abundante, porém indireta, você também pode coloca-la num lugar que apenas bata o sol das 7:30-8:00 até as 9:30-10:00.
Água: bastante água, sempre regue-a por cima, na terra, no mínimo uma vez por dia está ótimo, jamais jogue água dentro dos bulbos e nunca tire o líquido de dentro dele, pois é o líquido digestivo da planta.
Em dias de muito calor borrife água nas folhas e na parte externa dos bulbos.
Clima: Tropical e subtropical quente, tolera temperaturas baixas de 5º a 10º C com muita umidade, o ideal é de 20º C. Temperatura muito alta causa dessecamento, e necessitam de mais água.
Alimentação: Elas se viram bem sozinhas, você não precisa jogar insetos na boca dela pois elas os atraem sozinhos (A minha tem até um formigueiro no vaso, hehe), mas se você perceber que ela não está saudadável e não está pegando insetos, daí você pode a ajudar, colocando insetos de exoesqueleto menos rígidos (moscas, formigas, pequenas aranhas, mosquitos, larvas de besouro, etc.), mas não entupa os bulbos com muitos insetos pois isso apodrece o alimento e depois, o próprio bulbo.
Ciclo de vida: são plantas perenes (ciclo de vida longo), reduz o crecimento no inverno, mas não para.
Significado do nome Nepenthes: do grego, ne - não, penthos - tristeza, Sem tristeza.
Alata: possui alas, possui asas.
Lenda: quanto mais bulbos produzir a planta, mas sorte terá o seu cultivador.
A planta é também usada como alimento na Indonésia, e seu líquido é atribuido poderes mágicos e medicinais, pode atingir mais de 7 metros no cultivo do Brasil, cada bulbo é de um sexo.
Minha Nepenthes alata:

Maldade:

Puta que o pariu, dexa a planta caçar sozinha, essas coisas me dão raiva.
Ratos são amigos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário